Me cortei, e agora?

Em recente viagem ao México, Gabriel O Pensador precisou de 19 pontos no pé esquerdo.

Em recente viagem ao México, Gabriel O Pensador precisou de 19 pontos no pé esquerdo.

Mês de junho e julho em ano de copa, a atenção maior do brasileiro é o futebol. Não para os amantes do surfe! Além dos resultados do Brasil na Rússia, muitas outras vitórias aconteceram nesse período. Tivemos Willian Cardoso emocionando a todos em Bali, Peterson Crisanto e Filipe Toledo no degrau mais alto do pódio na África e mais uma brilhante performance do nosso “big rider” Lucas “Chumbo” Chianca, faturando o primeiro lugar do campeonato nas bombas de Puerto Escondido – México.

Conferindo as ondas mexicanas também estava o cantor, surfista e também colunista do WAVES, “Gabriel, o Pensador”, que durante uma sessão de surfe, cortou o pé na quilha da prancha.

Esse tipo de lesão é mais frequente do que imaginamos. Os ferimentos corto contusos (FCC) no surfe são responsáveis por cerca de 30%- 47% de todas as lesões agudas do esporte, e os locais mais frequentes são: a cabeça, os pés e as pernas. O mecanismo de trauma mais comum é a colisão com a própria prancha (principalmente as quilhas 41%)- referências . Os primeiros cuidados são extremamente importantes na boa evolução do problema.

Vale salientar que SEMPRE a avaliação médica precoce é obrigatória.

Mas o quê fazer quando nos deparamos com uma situação dessa?

Primeiramente sair da água e avaliar os seguintes pontos:
– Local do ferimento
– Status hemodinâmico e consciência do paciente
– Outras estruturas acometidas com o trauma
– Mecanismo do trauma
– Objeto cortante provocador da ferida

As condutas iniciais são:
– Lavar exaustivamente com água doce (preferencialmente potável).
– Remover resíduos como areia e pequenos detritos.
– Ocluir o ferimento com algum tecido limpo de forma compressiva.

Nas situações que necessitam de sutura da lesão (“dar ponto”), o tempo entre o momento do trauma e a realização desse procedimento médico é importante devido ao risco da evolução para infecção. Ferimentos com tempo de exposição maiores que 6 horas são potencialmente colonizados por agentes infectantes (principalmente bactérias), por isso NÃO ESPERE, procure o médico o mais breve possível!!

As principais complicações que um FCC pode provocar, mesmo após uma avaliação médica, são a infecção e a deiscência da ferida (“abrir os pontos”). Para evitar a primeira, o paciente deve estar com a vacinação de tétano em dia (ou tomá-la logo após o trauma), e usar antibiótico (varia conforme local, extensão, profundidade e tempo de exposição da lesão); e para evitar a segunda, manter a área ferida seca e em repouso de movimento e sem tensão.

As trocas do curativo e a inspeção da lesão devem ser diárias, e sinais como: saída de secreção purulenta, vermelhidão local, inchaço, febre local ou sistêmica, rompimentos de alguns pontos e alteração do padrão doloroso são os sinais de alerta para uma possível infecção instalada. Nessa condição, também NÃO ESPERE, procure o médico o mais breve possível!!

Frequentemente o trauma acontece em áreas remotas ou numa “boat trip” na Indonésia, onde a avaliação médica não é possível, e o “cirurgião” responsável pela sutura é o capitão do barco. E agora? Dependendo da gravidade do trauma o mais prudente é abortar o surfe e procurar um serviço médico. Mas como na maioria das vezes (ainda bem) não é o caso, além dos cuidados já explicados, o acidentado deve aguardar pelo menos 3 dias antes de retornar ao surfe, para uma impermeabilização biológica da ferida e para uma avaliação da evolução da área lesionada. Obviamente o tempo de retorno varia muito. Lesões mais extensas, profundas e em locais de atrito e tensão da pele, esse período é muito maior, um retorno precoce pode provocar a deiscência de ferida. Vale lembrar também que a exposição ao sol deve ser sempre evitada para uma melhor cicatrização.

Os traumas dessa natureza são imprevisíveis, sendo assim, manter a vacinação do tétano em dia (renovação a cada 10 anos) e ter um kit de medicamentos e curativo a disposição são as melhores medidas de prevenção para um surfista mais saudável.

Procure o médico para auxiliá-lo no preparo do seu KITSURF e atualize sua vacinação antes da sua próxima surf trip! Surfe é saudável!!!

https://www.waves.com.br/variedades/novidade/me-cortei-e-agora/

Categories: Blog

Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado.