Lesões no outside

O surfe é Seguro? Uma pergunta simples na qual a resposta irá render a matéria desse mês.

Quanto maior a onda, maior o risco de lesao. Foto: Reprodução

O surfe é um esporte que abrange um espectro muito amplo de atividade, ele varia desde gigantescas ondas em Nazaré, passando por esquerdas perfeitas e muito rasas de Desert Point, até as piscinas de ondas em Leemore. Então a melhor resposta é: DEPENDE, DEPENDE MUITO!

Os trabalhos científicos epidemiológicos mostram que os riscos variam de acordo com:

– Tamanho da onda (2,4 x mais quando maiores que 2 metros)
– Local do surfe (2,6 x mais de chance de lesão em “reef breaks”)
– Nível do surfista (profissional 4 lesões /1000 horas, recreativos 3,5 lesões / 1000 horas)
– Dia da semana (final de semana > dias da semana)
– Idade (≥35 anos maior o risco)
– Equipamentos
– Temperatura da água (mais frio, maior é a chance de desenvolvimento de hipotermia e exostose auditiva)
Entre muitos outros.

Em comparação a outros esportes, mostram que o surfe possui um índice de 6,6 lesões/ 1000 horas praticadas, enquanto o futebol 18,8 e o snowboard 5,4. Também pontuam que o mecanismo traumático mais frequente é o choque contra a própria prancha, e a mesma tendo um bico fino e quilhas afiadas pode torna-se uma inimiga fatal durante uma vaca. Ainda muito se discute sobre o uso de equipamentos de proteção como capacetes e óculos, talvez esse seja o maior motivo pelo qual a prática de snowboard produza menos lesão do que a do surfe. As principais queixas dos surfistas em relação ao uso destes dispositivos são o desconforto, perda da percepção auditiva e visual, custo e empuxo durante uma vaca ou ao furar uma onda. Enquanto a tecnologia e as empresas responsáveis correm atrás de um equipamento ideal, o melhor a fazer é informar se sobre o local e proteger se ao cair.

A grande maioria das lesões (98%) são leves e raramente levam a uma hospitalização. Os traumas que mais obrigam o surfista a procurar um serviço médico são as lacerações, principalmente produzida pelo choque contra as quilhas e pedras, e os locais do corpo mais acometidos são os membros inferiores e a cabeça.

O tipo de traumatismo também mudou ao longo dos anos, especialmente entre os atletas profissionais. Atualmente, com pranchas mais leves e manobras mais progressivas, as lesões ligamentares de joelhos como rupturas do cruzado anterior e as fraturas dos ossos do pé e tornozelo são mais frequentes. Nos últimos 2 anos, top surfistas como Caio Ibelli, Italo Ferreira, Adriano de Souza, Jonh Jonh Florence, Kelly Slater, Silvana Lima entre outros se afastaram por esses motivos.

Infelizmente o surfe também pode ser mortal, e a principal causa é o afogamento. Mesmo sendo um ótimo nadador e tendo um instrumento de flutuação preso ao corpo, esse risco é constante. Com o melhor treinamento da equipe de resgate e com avanço tecnológico das roupas infláveis, notamos uma queda significativa desse evento nos surfistas de ondas gigantes. Hoje, no “boom” das piscinas de onda, pouco se fala sobre a segurança delas. Essa nova modalidade exige do praticante menor aptidão natatória, e isso pode ser um perigo ainda maior. O trauma crânio encefálico num piso mais raso, também é mais frequente, o qual pode causar uma perda da consciência e um consequente afogamento para esses surfistas.

Ter um conhecimento básico de primeiros socorros e suporte de vida também é muito útil, especialmente para aqueles que buscam a onda perfeita nos locais mais remotos do planeta. Instituições como a SURFING MEDICINE INTERNATIONAL que promovem os cursos de BSLS (Basic Surf Life Support- para qualquer amante do esporte ) e o ASLS ( Advanced Surf Life Support- para profissionais da área da saúde) , e a SOBRASA com projetos de salvamento no surfe instruem os praticantes a terem um surfe mais seguro e saudável.

A imprevisibilidade que torna esse esporte tão especial também pode ser a responsável por uma grave lesão. Estudar bem o local e respeitar os seus limites são as principais medidas preventivas para um surfe mais seguro e saudável.
Surfar é cuidar da saúde física, mental e espiritual. Mantenha-se seguro para manter-se saudável!

http://www.waves.com.br/variedades/novidade/surfe-e-saude-lesoes-no-outside/

Categories: Blog

Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado.